Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Lição da Escola Sabatina - 11

Sexta

Ano Bíblico: Js 14–17


Estudo adicional

Palavras e atos testemunham claramente do que há no coração. Se vaidade, orgulho, amor ao eu e ao vestuário encherem o coração, a conversação será sobre modas, vestuário, aparência, mas não sobre Cristo nem o reino do Céu. Se houver inveja no coração, ela se manifestará em palavras e atos. Aqueles que se medem pelos outros, que fazem o que os outros fazem, que não se propõem a altas consecuções desculpando-se por causa das faltas e erros de outros, estão se nutrindo de cascas, e permanecerão anões espirituais enquanto agradam Satanás pela condescendência com sentimentos ímpios. Alguns se demoram sobre o que comerão ou beberão e com que se vestirão. Esses pensamentos fluem da abundância do que há no coração, como se as coisas temporais fossem o grande objetivo da vida, seu mais alto propósito. Essas pessoas se esquecem das palavras de Cristo: ‘Buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas’” (Mt 6:33; Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 500).

Perguntas para reflexão
1. Examine em classe cuidadosamente sua resposta à pergunta final de quinta-feira.
2. Por que é tão importante não ser crítico quanto aos que têm problemas com algum tipo de vício? É fácil ser crítico, evidentemente, mas por que devemos ser muito cuidadosos a esse respeito?
3. Alguns vícios são considerados mais aceitáveis, socialmente, que outros, que só podem aumentar a decepção. Afinal, quantos fazem tratamento para o vício em riqueza ou poder? Como podemos aprender a não permitir que os valores da sociedade afetem nossa maneira de ver essas coisas?
4. Por mais forte que seja o vício em sua vida ou na vida de alguém que você conhece, existe alguma coisa de que o Senhor não possa nos livrar? Isto é, por que nunca devemos nos render ao vício como se fosse impossível nos livrarmos dele? Qual é a chave para permitir que Cristo trabalhe em nossa vida de forma que alcancemos essa vitória? Veja Lc 9:23.
5. Que programas sua igreja local tem para ajudar as pessoas que têm problemas com o vício? De que modo programas como esses podem ser também ferramentas poderosas de evangelismo?

Respostas sugestivas:
Pergunta 1: Traz todos os tipos de males.
Pergunta 2: O sexo dentro do matrimônio é designado por Deus.
Pergunta 3: O ganho deve ser resultado do trabalho honesto.
Pergunta 4: O dinheiro deve ser um meio de obtenção de conforto, não um fim em si mesmo.
Pergunta 5: Ao cristão interessa muito mais desenvolver um caráter nobre que uma aparência pessoal artificial e passageira.
Pergunta 6: Não devemos investir demasiado tempo e dinheiro na aparência pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário